quinta-feira, 11 de agosto de 2016

INFORMATIVO FPA - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

11 DE AGOSTO DE 2016 | ANO 01 - EDIÇÃO 24
Últimos dias de inscrição para o curso de formação de candidaturas
Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o Curso de formação das pré-candidaturas a vereador e a vereadora para as eleições de 2016. Realizado pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e pelo Partido dos Trabalhadores (PT), o curso tem como público-alvo filiados e filiadas que tenham interesse em candidatar-se, que coordenem campanhas e/ou que sejam dirigentes do partido diretamente envolvidos nas campanhas. Leia mais



Livro discute ‘modo
petista de governar’
Juventudes foram tema da sexta
sessão do Ciclo sobre Brasil Rural
A publicação discute diversas experiências de gestão participativa, controle social, criação de novas pastas que deram visibilidade a movimentos sociais organizados (como Secretarias Municipais de Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos), além da implantação de políticas inovadoras no que diz respeito à moradia e ao transporte público. Leia mais
A sexta sessão do Ciclo de Debates “Uma Agenda Democrática para o Brasil Rural”, promovido pelas fundações Perseu Abramo e Friedrich Ebert (FES), foi realizada no dia 8 de agosto e abordou a Juventude e a Sucessão Rural. Leia mais


FPA e Ilelis lançam livro de contos

A Fundação Perseu Abramo e a Ilelis Editora acabam de lançar o livro Contos para Falar de Morte e Vida, escrito pela jornalista Denise Santana Fon. Assista ao vídeo da escritora Denise Fon falando sobre seu novo livro .
Veja aqui




Lei Maria da Penha completa 10 anos
sob mira dos golpistas
Agora nas cidades, a agroecologia dos
sem-terra em resposta ao agronegócio
No domingo (7), a Lei Maria da Penha (11.340/2006) completou 10 anos sob o risco de sofrer um retrocesso pelas mãos de parlamentares que apoiaram o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff e que agora miram direitos sociais e trabalhistas. Leia mais
A pergunta “O que você alimenta quando se alimenta?” já é clássica entre as pessoas que se preocupam com alimentação e meio ambiente. Alimentamos a cadeia do agronegócio, da monocultura, dos agrotóxicos?
Leia mais



Empreendedorismo e desenvolvimento em São Paulo
Por Artur Henrique da Silva Santos

leia mais
Carta Aberta ao senador Cristovam Buarque

leia mais




O destino de Dilma como ré em processo de impeachment aceito pelo Senado

Na madrugada de quarta feira (10/8), os senadores decidiram sobre o chamado juízo de pronúncia, no qual 59 votaram a favor e 21 contra o prosseguimento do processo de impeachment para o julgamento final.





Crise política no Mercosul

Já dura quase um mês o impasse sobre a transferência da presidência pró-tempore (PPT) do Mercosul. Durante todo o mês de julho, os governos da Argentina, do Brasil e do Paraguai fizeram gestões para impedir que a Venezuela assuma a presidência do bloco, contrariando o Tratado de Assunção, que estabelece rotatividade por ordem alfabética a cada seis meses.

Produção industrial ainda registra queda no semestre

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção industrial de junho teve aumento de 1,1% quando comparada com o mês anterior. Tal resultado reflete uma melhora em relação aos meses anteriores. No entanto, o dado não foi suficiente para eliminar as perdas registradas no primeiro semestre, na ordem de 9,1%.






PEC 241/16 é aprovada na CCJ

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (9), a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/16, que institui um “regime fiscal excepcional” no país: impõe que só é possível a correção das despesas primárias pela inflação. Leia também na edição 338: A reforma da Previdência Social em discussão no governo Temer deve alterar a idade mínima para aposentadoria.




O governo golpista e o desmonte
das políticas sociais
Nenhum direito
a menos
Por Patrus Ananias
Os golpistas começaram acabando com ministérios estratégicos na perspectiva da inclusão e da coesão social, componente fundante do projeto nacional.
Leia mais
Por Luiz Sérgio
A famigerada “flexibilização da CLT” permitirá a retirada de direitos trabalhistas conquistados ao longo de décadas de luta pela classe trabalhadora.
Leia mais





Nenhum comentário:

Postar um comentário