quinta-feira, 28 de abril de 2016

BOLETIM DE ANÁLISE DE CONJUNTURA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO


ABRIL DE 2016 | ANO 01 - EDIÇÃO 02
Neste segundo número do Boletim de Conjuntura Mensal da Fundação Perseu Abramo (FPA), abordamos, na seção de Política Internacional, a visita do presidente estadunidense Barack Obama a Cuba e à Argentina, os cem primeiros dias do governo Macri e o vazamento de documentos de uma empresa panamenha que presta serviços a centenas de personalidades ao redor do mundo para a abertura de empresas em paraísos fiscais. Esses temas são examinados dentro de um movimento internacional mais amplo no qual se situa a própria crise que o Brasil atravessa.

Na seção de Política e Opinião Pública, destacamos a queda do apoio ao impeachment por parte da população, a rejeição à dupla da chapa golpista Temer/Cunha e os principais nomes em uma eventual disputa eleitoral. Diante da aprovação do impeachment na Câmara de deputados, no dia 17 de abril, analisamos os posicionamentos dos diversos partidos.

Em Conjuntura Social mostramos que na crise política o que está em disputa são projetos antagônicos para o país. Um governo Temer/Cunha, caso se concretize o golpe de estado, coerente com a força motriz que impulsionou o impeachment desde as entidades empresariais a grupos coorporativos, tentará impor retrocessos nas áreas sociais e trabalhistas em que houve avanços nos governos do PT. Isso é o que indica o estudo da plataforma programática desse setor do PMDB.

Na seção de Economia mostramos a continuidade da recessão econômica, porém assinalamos que é possível vislumbrar alguns sinais de estabilização, ao mesmo tempo que se registram melhorias nas contas externas e queda da inflação.

Na última seção, de Conjuntura Territorial, apresentamos uma pesquisa que identificou associações estatisticamente significantes entre a presença do Programa Bolsa Família e a evolução temporal de cinco indicadores sociais e outros tantos indicadores econômicos, mostrando o grande potencial que essa política pública tem para o desenvolvimento do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário