quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016



Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 - CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE. VÍDEO: BEM COMUM.
Publicado por Nilda Assis Candido em Quarta, 10 de fevereiro de 2016
Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016
Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano


Neste ano temos novamente a Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE). O tema é “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Esta Campanha tem como objetivo geral: “Assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum” (Texto-base – TB, p. 11).
LEIA MAIS


O Texto-base (TB) é a grande orientação para a CFE; ele segue o método ver, julgar e agir. O TB começa examinando a realidade do saneamento básico no Brasil (Ver); ele afirma: “o saneamento básico inclui os serviços públicos de abastecimento de água, o manejo adequado dos esgotos sanitários, das águas pluviais, dos resíduos sólidos, o controle de reservatórios e de agentes transmissores de doenças” (TB, p. 15). Constatou-se que “nos últimos anos, a difusão dos serviços públicos de saneamento básico no Brasil apresentou alguns avanços. No entanto, a implantação desses serviços tem ocorrido de maneira bastante lenta...” (TB, p.17).

O TB chama a atenção para a questão do lixo produzido diariamente. “A redução da produção de lixo é um dos primeiros objetivos da nossa contribuição ao saneamento básico. Diminuir o volume de lixo é um hábito cada vez mais urgente e o processo começa com as escolhas que cada um faz. Planejar as compras, usar sacolas retornáveis, evitar as embalagens descartáveis, escolher produtos com menos embalagem, comprar produtos não descartáveis, substituir os copos descartáveis, cozinhar somente o que será consumido, dentre outras medidas, evita o desperdício e reduz a geração de resíduos [lixo]” (TB, p.31).

Na segunda parte (Julgar) o TB parte de textos da Bíblia. “Os textos bíblicos tratam da relação das pessoas entre si, isto é, como tratar uns aos outros de maneira fraterna. Os textos também falam da relação com Deus, isso significa organizar a vida respeitando o bem que Deus quer para nós e para todos. Falam também da relação com a natureza, percebida como dom de Deus, a ser cuidada com gratidão e respeito...” (TB, p. 39). O TB lembra também que “a harmonia do ser humano com o meio ambiente aparece bastante na Bíblia como símbolo da vida gratificante que Deus planejou para nós...” (TB, p. 42).

Na terceira parte (Agir) o TB afirma: “nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação com o cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum é o maior presente que Deus nos deu, por isso, precisamos urgentemente pensar em ações, estratégias e nova formas de nos relacionarmos com esse bem” (TB, p. 53). “Lembre-se: o saneamento básico envolve o poder público, mas também cada um e cada uma de nós. É por isso que somos chamados a pensar sobre” (TB, p. 54):

- Como é o uso da água em sua casa? Ela é usada com cuidado e economia?
- Quais as práticas adotadas em sua casa para um consumo responsável da água? Existe algum hábito que você acredita que poderia mudar?
- Você sabe se o esgoto coletado de sua casa é tratado?
- Você se incomoda e denuncia quando vê um vazamento de água em sua rua?
- Quando você sai de um cômodo iluminado por uma lâmpada tem o costume de apagar a luz?
- Você desperdiça alimento?
- Qual o destino que você dá para aquele óleo de cozinha que não pode ser reutilizado? Deposita diretamente no ralo da pia ou procura acumular para depois reciclar?
- Você tem cuidado com o lixo que produz?
- Separa o lixo orgânico e o lixo reciclável ou eles vão para o mesmo destino?
- Tem preocupação de usar produtos de limpeza biodegradáveis? (TB, p. 54-55).

Veja quantas contribuições podemos dar ao saneamento básico com pequenos gestos, com pequenas práticas ao alcance de todos.

Por fim, no Domingo de Ramos, dia 20 de março, teremos, em todas as missas, a Coleta Ecumênica Nacional da Solidariedade, nosso gesto concreto para CFE-2016, fruto de nossa penitência quaresmal.

Dom Moacir Silva
Arcebispo Metropolitano




Nenhum comentário:

Postar um comentário