terça-feira, 13 de outubro de 2015

BOLETIM DE POLÍTICA SOCIAL - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Ano 3 - nº 227 - 09 de outubro de 2015

Consumo de alimentos orgânicos no Brasil
Artigo publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva mostra que a procura por produtos orgânicos tem aumentado muito tanto no mercado externo quanto no Brasil, em contraposição aos transgênicos e aos alimentos com uso de agrotóxicos.
Segundo o estudo, 90.497 estabelecimentos agropecuários no Brasil são considerados produtores orgânicos, representando 1,8% do total, sendo que 90% dos produtores de orgânicos são pequenos e médios produtores e, destes, 70% são agricultores familiares.
Os autores do artigo entrevistam consumidores de orgânicos em feiras agroecológicas no município de Pelotas (RS) e mostram que ainda predominavam consumidores com nível superior, mas há expressivo crescimento de consumidores com ensino fundamental e renda menor. O perfil dos consumidores que frequentavam as feiras orgânicas, segundo o estudo, era de praticantes de atividade física, que não realizam refeições fora do lar e possuíam o hábito de preparar suas próprias comidas. A maioria dos frequentadores não possuía diagnóstico de doença que exigisse cuidados dietéticos..
Para ler mais:
Mudança no perfil sociodemográfico de consumidores de produtos orgânicos
leia mais


* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário