quarta-feira, 12 de agosto de 2015

BOLETIM DE POLÍTICA SOCIAL - FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

Ano 3 - nº 202 - 12 de agosto de 2015
Violência sexual na infância e adolescência: estatísticas para o mundo e o Brasil
Estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) mostra a vulnerabilidade de crianças e adolescentes à violência sexual, estando ligada ou não à exploração/escravidão sexual.

Segundo o estudo, aproximadamente 120 milhões de garotas no mundo (um pouco mais do que uma em cada dez) sofreu estupro ou outros tipos de atos sexuais forçados em algum ponto da vida. Um dos limites do estudo, no entanto, é a subnotificação dos casos de violência sexual sofridas por crianças e adolescentes.

As estatísticas mostram também que um dos locais com mais altas taxas é a África Subsaariana e que garotos também estão expostos a esse tipo de violência, mas em menor escala do que entre as garotas.

Quanto ao Brasil, o estudo traz dados da pesquisa de 2005 sobre violência sexual (definida como ser fisicamente forçado a ter relação sexual, ter relações sexuais contra a sua vontade por medo do que o parceiro faria ou ser forçado a fazer algo degradante ou humilhante) entre adolescentes de 16 a 19 anos. O estudo encontrou que 3% dos garotos e 5% das garotas declaravam ter sofrido violência sexual.
Para ler mais:
Hidden in plain sight: A statistical analysis of violence against children
leia mais
Boletim de política social 137 - Violência contra a mulher: balanço do “Ligue 180” em 2014
leia mais
 
* As opiniões aqui expressas são de inteira responsabilidade da sua autora, não representando a visão da FPA ou de seus dirigentes.
 
FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO
Rua Francisco Cruz, 234 - Vila Mariana - CEP 04117-091 - São Paulo - SP - Brasil
Fone: (11) 5571-4299 - Fax (11) 5573-3338
Agência FPA: Imprensa - imprensa@fpabramo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário