quarta-feira, 10 de junho de 2015

TELHADO VERDE


Veja no link a aplicação da Lei na França 

Leia o Projeto de Lei



Justificativa: Os telhados verdes trazem diversos benefícios não só para os seus usuários, mas principalmente para as cidades. No Brasil, a intensa urbanização ocorrida no último século resultou em grandes metrópoles com poucas áreas verdes e de lazer para os seus habitantes.

Os telhados verdes tem a capacidade de inserir novas áreas verdes onde antes eram impossíveis, melhorando a vida de toda a população urbana. Em alguns municípios brasileiros, que já possuem o Telhado Verde, como em São Paulo, por exemplo, pode haver uma diferença de até 14°C na temperatura entre um bairro arborizado e outro árido, no mesmo dia e horário, fato que resulta em sérios problemas para a qualidade de vida e saúde das pessoas, e que podem ser solucionados com os telhados verdes.

Importante lembrar que os serviços ambientais esperados de um telhado verde só ocorrem com o uso de vegetação convencional, e nunca com plantas suculentas nativas de desertos, como sedum e outras da família Crassulaceae, que apresentam fotossíntese de metabolismo (CAM) e escassos resultados ambientais, tais plantas, embora utilizadas e nativas nos EUA e Europa, não participam da biodiversidade original brasileira e nem melhoram adequadamente as condições de nossas cidades.

Entre os principais benefícios dos telhados verdes, temos:
  1. Retenção da água das chuvas, minimizando as enchentes;
  2. Diminuição do efeito “ilha de calor”, e temperaturas urbanas;
  3. Absorção da poluição sonora, melhorando o sono das pessoas;
  4. Filtragem das partículas suspensas no ar, como a fuligem expelida pela queima de combustíveis fósseis;
  5. Criação de espaços verdes agradáveis para o convívio da comunidade local;
  6. Novas áreas para o cultivo de alimentos orgânicos, através de hortas e pomares;
  7. Reciclagem dos gases tóxicos do ar através da fotossíntese;
  8. Umidificação do ar nos meses secos, facilitando a respiração;
  9. Abrigo da avifauna nativa, que ajuda também no controle de pragas urbanas como baratas e cupins;
  10. Possibilidade de reutilizar a água da chuva ou irrigação, economizando recursos;
  11. Aumento da durabilidade da impermeabilização com a estabilidade térmica da cobertura;
  12. Economia na energia gasta para o ar-condicionado no último andar;
  13. Possibilidade de aumentar as áreas com vegetação nativa regional e a biodiversidade.
  14. Criar áreas verdes adaptáveis a prédios já existentes, com baixa espessura, peso e de tecnologia orgânica, sem estruturas derivadas do petróleo.

Quanto aos Reservatórios de Acumulo e ou de Retardo, a idéia basicamente é utilizar novas fontes de recursos hídrico sem substituição às existentes. Com o aproveitamento de água da chuva precipitada nas edificações do meio urbano, que proporciona benefícios que são associadas ao aproveitamento da água de chuva em edifícios:a diminuição da demanda de água potável; a diminuição do pico de inundações quando aplicada em larga escala, de forma planejada, em uma bacia hidrográfica; e a redução das despesas com água potável.

Esses benefícios são fundamentais no momento atual onde as principais fontes tradicionais de captação estão entrando em fase de comprometimento e a população num futuro não muito distante poderá sofrer com o desabastecimento de água em nosso municipio, como já vem ocorrendo em algumas cidades de nossa região e em todo o Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário