segunda-feira, 25 de maio de 2015

HOMENAGEM AO PROFESSOR HERMÓGENES

O vereador Beto Cangussu apresentou um projeto de Lei para homenagear o Professor Hermógens.

José Hermógenes de Andrade Filho, conhecido como professor Hermógenes, um dos principais divulgadores da ioga no Brasil, autor de mais de 30 livros, nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte. "Entrego, confio, aceito e agradeço" era um dos lemas do professor.
Leia mais
Aos 10 anos, Hermógenes teve uma experiência que considerou o primeiro contato com os princípios do yoga, ao mergulhar no mar e, puxado pela correnteza, quase se afogar, segundo informações divulgadas em seu site.

Hermógenes estudou na Escola Militar do Rio e integrou a Força Expedicionária Brasileira (FEB). No fim da década de 1940, já com duas filhas, vendeu seguros para aumentar a renda familiar. Escreveu em 1950 seu primeiro livro, "A Pergunta que Ensina", um método didático para ensinar.

Aos 35 anos, foi diagnosticado com tuberculose avançada e submetido a cirurgia. Em 1960, publicou "Autoperfeição com Hatha Yoga", um de seus livros mais conhecidos. Dois anos depois, abriu a Academia Hermógenes de Yoga, no centro do Rio.

Doutor em Yogaterapia pelo World Development Parliament, da Índia, Hermógenes recebeu em 1977, em Milão, a Medalha de Integração Nacional de Ciências da Saúde e o Diploma d´Onore no IX Congresso Internacional de Parapsicologia, Psicotrônica e Psiquiatria.

Em 1988, ele foi escolhido o Cidadão da Paz do Rio de Janeiro, em 2000 recebeu a Medalha Tiradentes, conferida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelos benefícios à saúde que suas obras, imbuídas de seu espírito amoroso e sua visão espiritual sincretista, trouxeram para os brasileiros.

Em 2012 foi lançada a biografia "Hermógenes: Vida, Yoga, Fé e Amor", escrita por um discípulo. Atualmente está em produção, pela Bodhgaya Filmes, o documentário "Hermógenes, Professor e Poeta do Yoga".


Faleceu dia 13 de março de 2015, no Rio de Janeiro, aos 94 anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário