sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

ANÁLISE DO DISCURSO DE POSSE DA PRESIDENTA DILMA (2015)

Análise mostra discurso de posse de Dilma 56% mais à esquerda

por Arthur Gandini em 2 de janeiro de 2015
Uma análise quantitativa do discurso de posse feito nesta quinta-feira (1º) pela presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional, após assumir o seu segundo mandato, mostra que o conjunto de ideias da petista está numericamente mais à esquerda dentro do espectro político.

O blog dividiu o discurso entre ideias e diálogos diretos relacionados à esquerda, à elite brasileira e genéricos em relação a para quem foram dirigidos ou de tom conciliador.
O método de análise tem configuração marxista, de divisão de classes, devido a três fatores: à exaltação da militância petista a um suposto esquerdismo do partido, à crítica por partidos e grupos de esquerda a atitudes conservadoras do governo como a escolha de um ministro da Fazenda defensor da austeridade fiscal (Joaquim Levy) e à crítica por parte de analistas da grande imprensa a uma suposta configuração populista do governo, ou seja, a de procurar conciliar interesses de setores da sociedade para se manter no poder.
De 34 trechos do discurso analisados (veja o gráfico acima), pouco mais da metade (56%) cita bandeiras políticas da esquerda ou é dirigida a esse campo político.
Em seguida, 29% dos trechos se referem genericamente à sociedade ou adotam tom conciliador entre classes. Por último, 15% dos trechos são relacionados à elite.
Entende-se pela análise como esquerda a defesa de mais intervenção do Estado na economia e de menos intervenção nas liberdades individuais do indivíduos, como em relação à estatização de empresas e à legalização da maconha. A esquerda também apresenta maior preocupação com problemas sociais.
Já a direita se encontra no oposto com menos intervenção na economia pelo Estado e mais restrição de liberdades individuais. Também entra aqui, na economia, uma maior preocupação com a questão fiscal em detrimento de gastos do governo na área social.
A expressão “povo” foi entendida como algo relacionado às classes de menor renda da sociedade, enquanto “povo brasileiro” seria algo genérico relacionado à toda população.
Também foram separados trechos sem distinção classista, e que por isso não entraram na análise, como mensagens direcionadas por Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, por exemplo.
Confira abaixo os trechos analisados:
Citações relacionadas à esquerda (19)
- Movimentos e organizações de esquerda (2)
“Sei que conto com o apoio dos movimentos sociais e dos sindicatos; e sei o quanto estou disposta a mobilizar todo povo brasileiro neste esforço para uma nova arrancada do nosso querido Brasil. ”
“Democratizar o poder significa lutar pela reforma política, ouvir com atenção a sociedade e os movimentos sociais e buscar a opinião do povo para reforçar a legitimidade das ações do Executivo.”
 – Bandeiras da esquerda política ou econômica (8)
“É isso que torna urgente e necessária a reforma política.
Uma reforma profunda que é responsabilidade constitucional desta Casa, mas que deve mobilizar toda a sociedade na busca de novos métodos e novos caminhos para nossa vida democrática. Reforma política que estimule o povo brasileiro a retomar seu gosto e sua admiração pela política. ”
“Mais importante: a taxa de desemprego está nos menores patamares já vivenciados na história de nosso país.
Geramos 5 milhões e 800 mil empregos formais em um período em que o mundo submergia em desemprego.”
“Tudo isso voltado para o que é mais importante e mais prioritário: a manutenção do emprego e a valorização do salário, muito especialmente, a política de valorização do salário mínimo que continuaremos assegurando.”
“Faremos isso com o menor sacrifício possível para a população, em especial para os mais necessitados.
Reafirmo meu profundo compromisso com a manutenção de todos os direitos trabalhistas e previdenciários. ”
“Manteremos a prioridade à América do Sul, América Latina e Caribe, que se traduzirá no empenho em fortalecer o MERCOSUL, a UNASUL e a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe (CELAC), sem discriminação de ordem ideológica. ”
“Democratizar o poder significa lutar pela reforma política, ouvir com atenção a sociedade e os movimentos sociais e buscar a opinião do povo para reforçar a legitimidade das ações do Executivo.”
“Temos muitos motivos para preservar e defender a Petrobrás de predadores internos e de seus inimigos externos. ”
“Uma nação em que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades: de estudar, trabalhar, viver em condições dignas na cidade e no campo.
Um país que respeita e preserva o meio ambiente e onde todas as pessoas possam ter os mesmos direitos: à liberdade de informação e de opinião, à cultura, ao consumo, à dignidade, à igualdade independentemente de raça, credo, gênero ou sexualidade. ”
- Pobres e classes baixas em geral (9)
“Resgatamos 36 milhões da extrema pobreza, 22 milhões apenas em meu primeiro governo.
Nunca tantos brasileiros ascenderam às classes médias.
Nunca tantos brasileiros conquistaram tantos empregos com carteira assinada.
Nunca o salário mínimo e os demais salários se valorizaram por tanto tempo e com tanto vigor.
Nunca tantos brasileiros se tornaram donos de suas próprias casas.
Nunca tantos brasileiros tiveram acesso ao ensino técnico e à universidade.”
“Em nossos governos, cumprimos o compromisso fundamental de oferecer, a uma população enorme de excluídos, os direitos básicos que devem ser assegurados a qualquer cidadão.
O direito de trabalhar, de alimentar a família, de educar e acreditar em um futuro melhor para seus filhos.
Isso que era tanto para uma população que tinha tão pouco, tornou-se pouco para uma população que conheceu, enfim, governos que a respeitam e que realmente se esforçam para protegê-la.”
“Em meu primeiro mandato, o Brasil alcançou um feito histórico: superamos a extrema pobreza.
Mas como eu disse – e sei que é expectativa de todos os brasileiros – o fim da miséria é só um começo. ”
“Só a educação liberta um povo e lhe abre as portas de um futuro próspero.”
“O Brasil vai continuar como o país líder, no mundo, em políticas sociais transformadoras.
Aos beneficiários do Bolsa Família continuaremos assegurando o acesso às políticas sociais e a novas oportunidades de renda. Destaque será dado à formação profissional dos beneficiários adultos e à educação das crianças e dos jovens.
Com a terceira fase do Minha Casa Minha Vida contrataremos mais 3 milhões de novas moradias, que se somam às 2 milhões de casas entregues até 2014 e às 1 milhão e 750 mil moradias em construção, que serão entregues neste segundo mandato.”
“Sem dúvida, a marca mais importante de meu primeiro mandato foi a implantação do Mais Médicos, levando atendimento básico de saúde a 50 milhões de brasileiros que não tinham acesso, nas áreas mais vulneráveis do nosso país. ”
“Reafirmo minha fé na política que transforma para melhor a vida do povo.”
Citações genéricas ou conciliadoras (10)
“Sinto alegria por ter vencido desafios e honrado o nome da mulher brasileira.
O nome de milhões de guerreiras anônimas que, voltam a ocupar, encarnadas na minha figura, o mais alto posto de nossa grande nação.”
“Este projeto pertence ao povo brasileiro e, mais que nunca, é para o povo e com o povo que vamos governar.”
“O povo brasileiro quer mudanças, quer avançar, quer mais.”
“O povo brasileiro quer democratizar, cada vez mais a renda, o conhecimento e o poder.
O povo brasileiro quer educação, saúde, e segurança de mais qualidade.
O povo brasileiro quer ainda mais transparência e mais combate a todos os tipos de crimes, especialmente a corrupção – e quer que o braço da justiça alcance a todos de forma igualitária. ”
“Assim como provamos que é possível crescer e distribuir renda, vamos provar que se pode fazer ajustes na economia sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais.”
“Vamos provar que depois de fazermos políticas sociais que surpreenderam o mundo, é possível corrigir eventuais distorções e torná-las ainda melhores.”
“Vamos mais uma vez derrotar a falsa tese que afirma existir um conflito entre a estabilidade econômica e o investimento social e em infraestrutura.”
“Persistiremos ampliando as vagas em graduação e em residência médica, para que cada vez mais jovens brasileiros possam se tornar médicos e assegurar atendimento ao povo brasileiro.”
“Investimos muito e em todo o País sem abdicar, um só momento, de nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental do nosso desenvolvimento.
Um dado explicita este compromisso: alcançamos, nos quatro anos de meu primeiro mandato, as quatro menores taxas de desmatamento da Amazônia. ”
Duas características que me aproximam do povo brasileiro – ele também, um sobrevivente e um vitorioso, que jamais abdica de seus sonhos.
“Viva o Brasil! Viva o Povo Brasileiro!”
Citações relacionadas à elite (5)
- Bandeiras da direita política e econômica (5)
“As mudanças que o país espera para os próximos quatro anos dependem muito da estabilidade e da credibilidade da economia.
Isso, para mim, não é novidade.
Sempre orientei minhas ações pela convicção sobre o valor da estabilidade econômica, a centralidade do controle da inflação, o imperativo da disciplina fiscal e a necessidade de conquistar e merecer a confiança dos trabalhadores e dos empresários.
Mesmo em meio a um ambiente internacional de extrema instabilidade e incerteza econômica, o respeito a esses fundamentos econômicos nos permitiu colher resultados positivos.
Em todos os anos do meu primeiro mandato, a inflação permaneceu abaixo do teto da meta e assim vai continuar.”
“Os primeiros passos desta caminhada passam por um ajuste nas contas públicas, um aumento na poupança interna, a ampliação do investimento e a elevação da produtividade da economia. ”
“Temos consciência que a ampliação e a sustentabilidade das políticas sociais exige equidade e correção permanente de distorções e eventuais excessos.”
“Dedicarei obstinadamente todos os meus esforços para levar o Brasil a iniciar um novo ciclo histórico de mudanças, de oportunidades e de prosperidade, alicerçado no fortalecimento de uma política econômica estável, sólida, intolerante com a inflação, e que nos leve a retomar uma fase de crescimento robusto e sustentável, com mais qualidade nos serviços públicos.”
“É de grande relevância aprimorarmos nosso relacionamento com os Estados Unidos, por sua importância econômica, política científica e tecnológica, sem falar no volume de nosso comércio bilateral.”
 Citações sem distinção classista (13)
- Base aliada (2)
“Sei que conto com o apoio do meu querido vice-presidente, Michel Temer, parceiro de todas as horas.”
“Sei que conto com o forte apoio da minha base aliada, de cada liderança partidária de nossa base e com os ministros e ministras que estarão, a partir de hoje, trabalhando ao meu lado pelo Brasil. ”
- Militância petista e PT (1)
“Sei que conto com o apoio de cada militante do meu partido, o PT, e da militância de cada partido da base aliada, representados aqui pelo mais destacado militante e maior líder popular da nossa história, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. ”
- Judiciário (2)
“Sei que conto com o esforço dos homens e mulheres do Judiciário.”
“Reafirmo também o meu respeito e a minha confiança no Poder Judiciário, no Congresso Nacional, nos partidos e nos representantes do povo brasileiro.”
- Congresso (8)
“Volto a esta casa com a alma cheia de alegria, de responsabilidade e de esperança.”
“É isso que vou fazer, com destemor mas com humildade, contando com o apoio desta Casa e com a força do povo.”
“Sei que conto com o apoio dos senhores e das senhoras parlamentares, legítimos representantes do povo neste Congresso Nacional. ”
“Em 2014, em um esforço conjunto com este Congresso Nacional, demos ao Brasil uma das legislações mais modernas do mundo na área da internet, o Marco Civil da Internet. ”
“Nos últimos 4 anos, o Congresso Nacional aprovou um novo Código Florestal e implementamos o Cadastro Ambiental Rural – CAR.”
“A luta que vimos empreendendo contra a corrupção, e principalmente contra a impunidade de corruptos e corruptores, ganhará ainda mais força com um pacote de medidas que me comprometo a submeter à apreciação do Congresso Nacional ainda no primeiro semestre. ”
“Reafirmo também o meu respeito e a minha confiança no Poder Judiciário, no Congresso Nacional, nos partidos e nos representantes do povo brasileiro.”
“Peço aos senhores e as senhoras parlamentares que juntemos as mãos em favor do Brasil, porque a maioria das mudanças que o povo exige tem que nascer aqui, na grande casa do povo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário