terça-feira, 14 de janeiro de 2014

LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO


O vereador Beto Cangussu protocolou junto ao Ministério Público, uma Representação com pedido de instauração de Inquérito Cível quanto ao descumprimento da Lei Federal nº 12.527/2011 – Lei de Acesso a Informação, pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

A Lei de Acesso à Informação baseia-se em princípios que devem nortear o administrador público: divulgação de informações de interesse público, independente de solicitações; utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação; fomento ao desenvolvimento da cultura da transparência na administração pública e desenvolvimento do controle social da administração pública. Todos esse mandamentos constitucionais, cuja observância, fazem-se crucial à plenitude do Estado Democrático de Direito, não vem ocorrendo em Ribeirão Preto.

A Representação baseia-se nas diversas respostas de requerimentos, apresentados pelo vereador, apontando que a Prefeitura de Ribeirão Preto não vem cumprindo com os mandamentos da referida disposição normativa e, o que é pior, quando instado a se manifestar, presta informações evasivas, maliciosas e de cunho político, o que representa uma autêntica confissão de que não está disposta a se submeter ao controle social.

Lembra ainda, que na página eletrônica da Prefeitura de Ribeirão Preto, o link disponibilizado ao cidadão, denominado de ‘fala cidadão’, não atende de forma alguma a Lei de Acesso à Informação, uma vez que não gera protocolos eletrônicos e a obrigação legal de que os responsáveis pelas diversas Pastas e Órgãos Municipais demandados atendam a obrigatoriedade de prestar as devidas informações, nos prazos estabelecidos pela lei em vigência.

O próprio autor, Vereador de Ribeirão Preto, sofre com a falta de transparência e morosidade na prestação de informações e respostas requeridas junto ao Poder Executivo.

Ministérios, Fundações, Universidades, Empresas Publicas, vários Estados e Municípios do país já possuem a plenitude na prestação de serviços de informação à população, por qual motivo Ribeirão Preto encontra-se a margem da Lei? Contrariando vários princípios base do direito administrativo, tais como: ética transparência, moralidade, legalidade, impessoalidade, eficiência e do controle do orçamento público, entre outros.

Mantendo-se tais ilegalidades o maior prejudicado, a grande vítima de toda essa situação é a própria coletividade.

Diante das irregularidades o vereador Beto Cangussu pede ao Ministério Público a apuração da omissão da Prefeitura Municipal, quanto ao não cumprimento dos dispositivos da Lei de Acesso à Informação.

Leia a Representação, click em 











Nenhum comentário:

Postar um comentário